Se você está olhando para os maiores bancos da América Latina, provavelmente está olhando para o Brasil. Um relatório recente da S&P Global mostra que 5 dos 10 maiores bancos da América Latina são do Brasil. Isso mesmo, metade dos maiores players da região são bancos brasileiros! Esses bancos brasileiros não são novos no mercado. Alguns deles existem há mais de 100 anos, o que significa que têm uma longa história de atendimento aos clientes. Vamos explorar os 5 principais bancos brasileiros e encontrar o melhor banco do Brasil para você:
1. Itaú Unibanco Holding SA
Este banco é o líder do grupo, com impressionantes $439,50 bilhões em ativos. Fundado na década de 1920, começou ajudando cafeicultores e cresceu para se tornar um gigante que atende milhões de pessoas em todo o Brasil. Eles também possuem uma participação em uma empresa separada chamada XP Investimentos. Esta empresa ajuda as pessoas a investir seu dinheiro, oferecendo uma ampla gama de opções e atuando como gestora desses investimentos. O Itaú Unibanco em si é uma empresa de capital aberto, o que significa que qualquer pessoa pode investir nela. Sua sede está localizada em São Paulo, Brasil.
2. Banco do Brasil SA
Este banco controlado pelo governo também não é novato! Fundado em 1808, tem quase 200 anos de história. Com uma grande rede de funcionários, o Banco do Brasil oferece uma ampla gama de serviços, desde ajudar você a economizar dinheiro até apoiar empresas com suas necessidades financeiras. Este banco de propriedade do governo teve um papel fundamental durante a pandemia de coronavírus. Eles aumentaram os limites de crédito em $19 bilhões para ajudar pessoas, empresas e governos locais a enfrentar as dificuldades financeiras.
3. Banco Bradesco SA
Fundado em 1943, este banco adotou uma abordagem única: focar nas pessoas comuns! Diferente de outros bancos que atendiam aos ricos, o Banco Bradesco se direcionou a pequenas empresas, trabalhadores do governo e pessoas comuns. Com uma vasta rede de agências, atendem mais de 77 milhões de clientes no Brasil. Sua sede está localizada em Osasco, Brasil. Oferecem uma variedade de contas, incluindo contas correntes, poupança e diferentes tipos de contas de depósito.
4. Caixa Econômica Federal
Fundado em 1861, este banco trabalha de perto com o governo brasileiro. Eles desempenham um papel fundamental em programas sociais, gerenciando assistência financeira para pessoas em necessidade. Originalmente criado para coletar poupanças nacionais, a Caixa Econômica Federal evoluiu para se tornar um jogador chave no apoio a iniciativas públicas. Financia projetos cruciais como empreendimentos habitacionais, melhorias em saneamento, atualizações de infraestrutura e desenvolvimento urbano. Além dos projetos públicos, a Caixa oferece serviços bancários cotidianos, como contas poupança, contas correntes, opções de banking online e até oportunidades de investimento. Eles também deram um passo importante durante a pandemia ao liberar empréstimos emergenciais por meio de suas contas de poupança social digitais, acessíveis através do aplicativo Caixa Tem. Este app permite aos usuários pagar contas com fundos de emergência, fazer compras em lojas com um cartão de débito virtual e utilizar pagamentos por aproximação via QR codes. Embora tenha ajudado ativamente os brasileiros, a pandemia também impactou a Caixa. Além disso, eles ajudam o governo a colocar em prática planos importantes, como a habitação acessível.
5. Banco Santander (Brasil) SA
O Banco Santander Brasil, uma subsidiária do gigante grupo bancário espanhol Santander Group, atende especificamente tanto pessoas físicas (banco de varejo) quanto empresas (banco atacadista). Nos últimos anos, eles têm expandido ativamente seus serviços por meio de várias estratégias. Isso inclui a aquisição da GetNet, uma empresa especializada em pagamentos eletrônicos, para agilizar as transações. Também firmaram parcerias com outras empresas para oferecer empréstimos consignados e cartões de crédito, e colaboraram com a Banque PSA Finance, provavelmente para expandir em uma área específica de serviços financeiros. Além disso, lançaram o Superdigital, um sistema de cartões pré-pagos online, e se associaram à American Airlines para oferecer cartões de crédito co-branded para passageiros frequentes. Embora sua sede seja na Espanha, o Banco Santander tem uma presença significativa no Brasil. Este gigante europeu entrou no mercado brasileiro em 1957 e cresceu, empregando mais de 58.000 pessoas em todo o país.
Conclusão
O forte crescimento econômico do Brasil provavelmente é uma das principais razões para o sucesso de seus bancos. Mesmo quando a moeda enfrentou flutuações, esses bancos mantiveram suas posições de liderança como uma das maiores empresas do Brasil. À medida que a economia brasileira continua a se desenvolver, será interessante ver como esses gigantes bancários evoluem e continuam a moldar o cenário financeiro da América Latina.